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Entenda o seguro de automóveis

Fatos e dados

2014 2013 2012 2011 2010

  Vendas crescem 15% em 2010 

O faturamento (prêmios diretos) do seguro de automóveis aumentou 15,3% em 2010 frente ao ano passado, totalizando R$ 20,052 bilhões contra R$ 17,396 bilhões, respectivamente. O resultado consolidado e os demais indicadores do seguro de automóveis revelam aquecimento do mercado, conforme demonstra o avanço de 16,4% da receita das seguradoras (prêmios ganhos), em igual período comparativo. Os prêmios ganhos saíram de R$ 15,955 bilhões para R$ 18,570 bilhões.

A alta é atribuída, ainda, ao reajuste no preço do seguro de automóvel, decorrente do acúmulo de danos a veículos causados pelos temporais de abril. Mais sinistros e consequentes indenizações elevaram os custos das seguradoras, que foram repassados ao preço do seguro.

Carro-chefe do mercado segurador, à exceção dos produtos do ramo vida e saúde, o seguro de automóveis mantém a liderança com indicativos consistentes. O seu faturamento (prêmios diretos) respondeu por 53,2% do total arrecadado no ramo de seguros não-vida (exceto saúde) em 2010, pouco acima da participação de 53% que detinha em 2009.

Com taxa de crescimento inferior à do faturamento (prêmios diretos) e da receita (prêmios ganhos), os sinistros retidos (pagamento de indenizações a danos cobertos pelo seguro menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita) aumentaram 12,3%. As seguradoras pagaram indenizações de R$ 11,869 bilhões, enquanto em 2009 o valor foi de R$ 10,574 bilhões.

Por outro lado, as despesas de comercialização subiram 18,2%, alcançando R$ 3,724 bilhões, contra R$ 3,150 bilhões em períodos de comparação idênticos. O índice de despesas de comercialização (despesas de comercialização frente a prêmios ganhos) subiu de 19,7% para 20,1% no confronto de períodos iguais.

A sinistralidade - indicador que mede a relação entre sinistros retidos e prêmios ganhos - caiu de 66,3% em 2009 para 63,9% em 2010.

Dessa forma, a margem bruta (prêmios ganhos menos sinistros retidos e despesas comerciais) do seguro de automóveis correspondeu a 16% em 2010, acima dos 14% registrados em 2009.

Tabela 1

Tabela 1

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