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Entenda o seguro rural

Fatos e dados

20162015201420132012

Alta de 9,5% entre janeiro e setembro de 2016

O faturamento (prêmios diretos) do seguro rural no mercado brasileiro teve alta entre janeiro e setembro de 2015 e 2016, indo de R$ 2,41 bilhões para R$ 2,64 bilhões, com alta de 9,5%.

O seu faturamento respondeu por 5,05% do total do ramo de seguros não vida (exceto saúde) em jan./set. de 2016. No mesmo período em 2015, a participação foi inferior: 4,62%.

A receita (prêmios ganhos) das seguradoras com essa modalidade de cobertura, entre jan./set. de 2015 e 2016, cresceu 24,8%, ao subir de R$ 2,09 bilhões para R$ 2,61 bilhões. Os sinistros ocorridos passaram de R$ 1,13 bilhão para R$ 1,60 bilhão, alta de 42,20%. As despesas de comercialização subiram de R$ 374 milhões para R$ 434 milhões (+15,9%).

A sinistralidade – indicador que mede a relação entre sinistros ocorridos e prêmios ganhos – subiu de 53,9% para 61,4% entre janeiro e setembro de 2015 e 2016. O índice de despesas de comercialização (relação entre despesas de comercialização e prêmios ganhos) variou de 17,9% para 16,6% no mesmo período.

A participação da margem bruta (prêmios ganhos menos sinistros ocorridos e despesas comerciais) na receita do seguro rural, que era de 28,2% entre jan./set. de 2015, foi de 22,0% entre jan./set. de 2016.

 

 

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