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Entenda o seguro rural

Fatos e dados

20162015201420132012

Alta de 11,3% entre janeiro e dezembro de 2016

O faturamento (prêmios diretos) do seguro rural no mercado brasileiro teve alta entre janeiro e dezembro de 2015 e 2016, indo de R$ 3,27 bilhões para R$ 3,64 bilhões, com alta de 11,3%.

O seu faturamento respondeu por 5,24% do total do ramo de seguros não vida (exceto saúde) em jan./dez. de 2016. No mesmo período em 2015, a participação foi inferior: 4,76%.

A receita (prêmios ganhos) das seguradoras com essa modalidade de cobertura, entre jan./dez. de 2015 e 2016, cresceu 23,1%, ao subir de R$ 2,89 bilhões para R$ 3,56 bilhões. Os sinistros ocorridos passaram de R$ 1,68 bilhão para R$ 1,99 bilhão, alta de 18,1%. As despesas de comercialização subiram de R$ 523 milhões para R$ 585 milhões (+11,9%).

A sinistralidade – indicador que mede a relação entre sinistros ocorridos e prêmios ganhos – caiu de 58,4% para 56,0% entre janeiro e dezembro de 2015 e 2016. O índice de despesas de comercialização (relação entre despesas de comercialização e prêmios ganhos) variou de 18,1 % para 16,4% no mesmo período.

A participação da margem bruta (prêmios ganhos menos sinistros ocorridos e despesas comerciais) na receita do seguro rural, que era de 23,5% entre jan./dez. de 2015, foi de 27,6% entre jan./dez. de 2016.

 

 

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